[object Object]
18.05.2021POR Informação RUC

Eleições para o Conselho Fiscal e Comissão Disciplinar da AAC ficam sem Comissão Eleitoral

Demissão de João Pimentel pode ser uma dor de cabeça para as eleições de dia 27 de maio. Conselho Fiscal diz que não há motivos para adiamentos.

O jurista e vice-presidente da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (AAC) anunciou, via carta, a demissão dos dois cargos na AAC. João Pimentel era o presidente da Comissão Eleitoral responsável pelas eleições para o Conselho Fiscal da AAC (CF/AAC) e para o Comissão Disciplinar da AAC (CD/AAC).Em entrevista à RUC, João Pimentel explicou que a demissão se prende por motivos pessoais.

O ainda presidente da Comissão Eleitoral e vice-presidente da Mesa da Assembleia Magna da AAC revelou que a fase das retificações das listas candidatas às eleições para o CF/AAC e CD/AAC vai ser feita pelo presidente que lhe suceder.

A presidente do CF/AAC, Dora Santo, explicou quais são as consequências desta demissão, aos microfones RUC.

Possibilidade de situação de vazio estatutário

Questionámos Dora Santo sobre as consequências de uma hipotética renúncia completa por parte dos membros que integram a Mesa da Assembleia Magna e da Comissão Disciplinar da AAC. A presidente do Conselho Fiscal explicou que essa hipótese leva este processo eleitoral a uma situação de vazio estatutário. A solução passa pelo Conselho Fiscal, que pode ser obrigado a assumir a responsabilidade destas eleições.

Caso o vazio estatutário se confirme, Dora Santo adianta que nenhum dos atuais membros dos Conselho Fiscal que também vigoram em listas candidatas às próximas eleições vão estar por dentro do processo eleitoral.

A possibilidade de adiamento das eleições não é uma hipótese para Dora Santo. O objetivo é manter a casa em funcionamento e, nesse sentido, a eleição “não está em causa”. A presidente do CF/AAC revelou que está num “mote de chamadas” para resolver a situação.

João Pimentel informou, ainda, que nenhum dos debates entre os candidatos para as eleições aos dois órgãos da AAC está marcado.

João Pimentel pede confiança no processo eleitoral

O presidente demissionário sublinhou que sai por motivos pessoais e não por outros motivos. Nesse sentido, João Pimentel deixou aos nossos microfones uma mensagem de confiança para o resto do processo eleitoral.

Recorde-se que, na próxima semana, começa a campanha na segunda-feira, 24 de maio, dia em que está também agendado o voto antecipado. O ato eleitoral está marcado para o dia 27 de maio, quinta-feira.

 

Fotografia: MAGG – Sapo

PARTILHAR: