[object Object]
17.05.2021POR Pedro Andrade

Pedro Marques Dias: “Todos temos noção de como as contas da Académica estão neste momento”

O Fórum Internúcleos, o novo regulamento de espaços do edifício-sede da Associação e a dívida interna, foram os temas de destaque do programa desta segunda-feira.

O comentário do Observatório do dia 17 de maio, contou com a presença de Pedro Marques Dias, vice-presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

O Fórum Internúcleos, o novo regulamento de espaços do edifício-sede da Associação e a dívida interna, foram os temas de destaque do programa desta segunda-feira.

“Levar as problemáticas junto dos núcleos”

No passado fim-de semana ocorreu o Fórum Internúcleos que ocorreu no campo de Santa Cruz (e não fora da cidade como era costume). O tema principal de discussão deste evento foi o plano de igualdade da Associação Académica, com três painéis referentes aos pilares desse mesmo plano, como a igualdade de género, igualdade racial e a igualdade sócio-económica.   Segundo Pedro Marques Dias o objetivo deste Fórum Internúcleos passou por discutir algumas problemáticas que marcam a sociedade atual, fornecendo material didáctico e resultando em propostas para o seio estudantil.

“O nosso objetivo é ter um espaço agregador de toda a academia”

Em entrevista à RUC, o presidente do Conselho Desportivo da AAC (CD/AAC), Miguel Franco, abordou a questão do regulamento de espaços da sede da Académica.  Na opinião de Pedro Marques Dias  as secções não podem estar desligadas do edifício-sede. tendo direito a um espaço no edifício. O estudante de direito revelou que este novo regulamento de espaços  está a ser discutido e que nos próximos meses irá haver uma aprovação em assembleia de secções desportivas. Pedro Marques Dias admite ainda, que já existiram conversas informais por parte da Direção-Geral da AAC com outras secções, sendo que essas secções consentem numa partilha de espaços.

“O valor da dívida é bastante elevado”

Outro dos temas abordados neste programa foi a questão da dívida interna da Direção-Geral às secções desportivas.

Na perspectiva de Pedro Marques Dias, a dívida interna não vai ser eliminada nos próximos anos e admite que as secções desportivas podem estar em perigo , pois a Direção-Geral também enfrenta esse mesmo problema. Nem tudo são problemas,  Pedro Marques Dias recorda que tem existido um abatimento da mesma e procura-se um ponto de equilíbrio para que esta mesma questão aos poucos e poucos seja resolvida.

 

 

 

 

PARTILHAR: