[object Object]

SESLA organiza o 7º Portugal Slam: Festival de Poesia e Performance

Depois de seis edições em Lisboa, o Poetry Slam muda-se para Coimbra num evento que promete dinamizar a leitura e a escrita no próximo mês de junho.

A Secção de Escrita e Leitura da Associação Académica de Coimbra (SESLA) prepara-se para receber o 7º Portugal Slam: Festival de Poesia e Performance, a decorrer entre os dias 3 e 5 de junho.

A RUC conversou com Daniel Cruz, membro da SESLA para perceber o que vai acontecer na “capital do Mondego” no início do próximo mês. Pela primeira vez o Portugal Slam sai de Lisboa e Coimbra foi a cidade escolhida para albergar o evento. A Sessão de Abertura vai ser  realizada no Salão Brazil e conta com a apresentação da programação e uma vídeo-performance criada pelo artista plástico Jorge Cabrera.

Além do Poety Slam, a SESLA vai organizar uma série de eventos, nomeadamente um workshop de pré escrita com a professora Graça Capinha, Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e um pré-slam. Ambos os eventos estão abertos ao público. Outro dos eventos é a “Feira de Livro Independente”. O objetivo desta iniciativa passa pela exposição e apresentação de livros e de outros materiais literários. A iniciativa vai decorrer ao longo da tarde de dia 6 no espaço do Liquidâmbar.

Nesta altura surgem duas questões: Como é que se inscreve nesta competição e claro, o que é um pré-slam? O Pré-Slam é uma etapa do campeonato prevista no circuito, cujo objetivo é levar o vencedor para a Final Nacional que decorre no dia cinco de junho. E a inscrição?  A inscrição é feita na hora junto da organização e do apresentador do evento, explica Daniel Cruz.

Um dos parceiros da SESLA é a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). Em declarações à RUC, João Gouveia Monteiro, Diretor da BGUC revelou alguns aspectos sobre este pré-slam. Se as condições climatéricas o permitirem o evento vai decorrer ao ar livre às 17:30 nos espaços envolventes da Biblioteca.

Depois dos vários eventos que servem de “entrada”, dia 5 vai ser sinónimo de poetry slam. O local escolhido foi os jardins da Associação Académica.  Em caso de vitória é garantida uma vaga no World Cup 2022, em Paris.

A pandemia afetou todas as secções culturais da AAC e a SESLA não foi exceção. O evento do próximo mês de junho acaba por ser uma oportunidade para fazer um evento ao ar livre depois de vários meses de isolamento e de atividades online. Daniel Cruz não escondeu o entusiasmo de fazer eventos novamente presenciais.

O 7º Portugal Slam: Festival de Poesia e Performance, vai decorrer entre os dias 3 e 5 de junho, em Coimbra com organização da Secção de Escrita e Leitura da Associação Académica de Coimbra em parceria com a RUC, TV AAC e a Biblioteca Geral

 

PARTILHAR: