Imagem principal

Praça da Canção acolheu bandas de Coimbra. Concerto emocionou público presente

“Muito emocionante”, “maravilhoso” ou “adorei” expressões do público sobre o concerto.

Para muitos dos jovens presentes foi uma ocasião especial, há muito esperada. Na Praça da Canção foi visível o estado de felicidade nos testemunhos que recolhemos.

Portuguese Pedro, Birds Are Indie, The Twist Connection e a terminar os Anaquim subiram ao palco por conta da Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 na Praça da Canção. No último sábado, dia 8 de maio, foram os “Partners in crime”.

O dia começou cedo para organização, público, comunicação social e músicos de Coimbra com a necessidade de realizarem um teste à COVID-19, antes do concerto. De forma paciente todos esperaram que a Cruz Vermelha tivesse tudo preparado.

Voltar a realizar um concerto, ainda que “curto”, para os Birds Are Indie foi uma oportunidade de lembrar ao público que vá a espetáculos, aos dos Birds Are Indie mas também aos das outras bandas. Ricardo Jerónimo deixou o convite aos que gostam de música ao vivo.

À RUC  contou sobre o sabor do regresso aos palcos enquanto se ouviam os acordes iniciais dos The Twist Connnection

Kaló, baterista e voz dos The Twist Connection não resistiu a descer do palco para homenagear o público presente. À RUC assinalou a importância de regressar ao palco para fazer o que a banda mais gosta.

O guitarrista Samuel Silva e o baixista Sérgio Cardoso também estiveram à conversa connosco e deram uma explicação possível para que nos últimos anos as bandas de Coimbra tenham estado arredadas das Festas Académicas.

Coimbra já tem bandas para qualquer cartaz há muito tempo”, reforça Portuguese Pedro. Se todos os produtores se unirem a instituições como a Câmara, Universidade e Associação Académica vai ser “muito melhor”, adiantou.

Rui Ferreira da Lux Records estava satisfeito com o desempenho das bandas e do mestre de cerimónias Portuguese Pedro. O produtor revelou alguns dos concertos agendados para músicos de Coimbra.

A presença de cerca de 500 espetadores dos 1000 possíveis, pode condicionar as conclusões sobre como realizar concertos ao ar livre. No último fim de semana Coimbra e Lisboa receberam espetáculos piloto para as autoridades avaliarem  o alargamento a iniciativas maiores.

“O desafio foi grande” e as regras  da Direção-Geral da Saúde (DGS) “foram rigorosamente cumpridas” – Carina Gomes

Este também foi “um teste à capacidade de organizar um evento desta natureza”, referiu no final a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes.

O protesto também se fez sentir  em relação à impossibilidade, determinada pela DGS, de os maiores de 65 anos poderem assistir ao concerto no recinto. “Exigimos respeito” lia-se num dos cartazes.

Lembrar-lhe apenas que José Rebola vocalista dos Anaquim foi o convidado do programa Observatório de sexta-feira, dia 7 de maio. Pode ouvir a entrevista na sua globalidade, na peça jornalística partilhada em www.ruc.pt ou então no Spotify.

PARTILHAR: