Associação Académica de Coimbra
04.05.2021POR Miguel Ferreira E Tomás Cunha

Maria João Pereira reeleita como Secretária Geral do Conselho Cultural da AAC

O programa Observatório, contou com o comentário da secretária-geral do Conselho Cultural da Associação Académica de Coimbra, Maria João Pereira.

Maria João Pereira foi reeleita para mais um mandato como secretária-geral do Conselho Cultural da Associação Académica de Coimbra (CC/AAC).  A atual secretária-geral do CC/AAC esteve presente no Observatório desta terça feira e abordou os desafios que enfrentou no primeiro mandato à frente dos destinos do Conselho Cultural.

A cultura da AAC é “muito desvalorizada”

Ao longo da entrevista, a secretária-geral fez o balanço do seu mandato. Neste ponto Maria João Pereira não se mostra satisfeita, uma vez que as secções culturais da AAC viram muitas das suas atividades a serem canceladas.  Apesar do regresso das atividades das secções culturais à sua normalidade, para a secretária-geral do Conselho Cultural a academia e os seus associados “não valorizam a cultura da AAC”. Relativamente ao próximo mandato,  Maria João Pereira afirma que pretende “retomar as atividades que ficaram por fazer” e também “atrair novas fontes de financiamento”, nomeadamente através de patrocínios.

Fomos abandonados pela Direção Geral durante o primeiro confinamento

O primeiro mandato de Maria João Pereira ficou naturalmente marcado pela pandemia e por dois longos confinamentos. Na opinião da antiga dirigente do grupo ecológico a Direção Geral 2019/2020 liderada por Daniel Azenha abandonou a cultura da Casa durante o primeiro confinamento. “Não atirando culpas para nenhuma direção geral em específico, durante a pandemia aquilo sentimos é que fomos abandonados pela DG/AAC.” A prova disso? A inexistência de uma assembleia de secções culturais durante o primeiro confinamento, afirma Maria João Pereira.

Regulamento Eleitoral: “Agradar a todos não é fácil”

Também o regulamento de gestão do edifício da AAC, a secretária-geral do Conselho Cultural da AAC, dá o seu parecer reiterando a ideia de que “não é fácil agradar a todos”. Em termos de datas Maria João Pereira admite que não há um deadline para a entrega do documento, mas que seria bom que tudo estivesse pronto em junho. Relativamente às queixas das secções no que toca ao estado de conservação do edifício, Maria João Pereira não tem dúvidas que é preciso uma intervenção para acautelar as preocupações dos estudantes. No entanto, a secretária-geral reeleita admite que primeiro é preciso organizar o edifício internamente para procurar depois mais espaços para a Associação Académica de Coimbra.

O Conselho Cultural é o Órgão executivo representativo de todas as Secções Culturais da AAC, exercendo sobre elas competências de fiscalização financeira e contabilística, de harmonização de programa cultural, e de apoio logístico e financeiro às Secções Culturais. A eleição do secretário-geral é realizada em sede de Assembleia de Secções Culturais, órgão composto por representantes de cada Secção Cultural, pelo Presidente da Direcção-Geral, que a preside e convoca, e pelos elementos do Conselho Cultural. Apenas os membros das Secções Culturais têm voto na matéria. Na eleição que decorreu ontem na cantina dos grelhados, Maria João Pereira da lista I (Interliga a Cultura) recebeu 13 votos favoráveis (em 16 possíveis), tendo-se verificado um voto nulo e dois brancos.

Composição da Lista I – Interliga a Cultura

Secretário Geral – Maria João Pereira (Grupo Ecológico)

Tesoureiro – Emanuel Nogueira (Secção de Fado)

1º Vogal: Daniel Cruz Fernandes (SESLA)

2º Vogal: Paulo Jorge Nogueira Ramos (CIAC)

1º Suplente: Diogo Barbosa (RUC)

2º Suplente: Leonor Garrido (Secção de Jornalismo)

3º Suplente: Paulo Pereira (Secção de Fado)

4º Suplente: Inês Sampaio (SOS Estudante)

A entrevista pode ser escutada mais acima em “Podcast” ou no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra.

Fotografia: Conselho Cultural da AAC

PARTILHAR: