[object Object]
02.05.2021POR Bernardo Sampaio

Basquetebol da Académica “varre” Galitos e garante permanência

Académica/SB vence, completa a ‘varridela’ e garante a manutenção na Liga Placard.

A Académica Efapel bateu esta sexta-feira (dia 30) o Galitos Barreiro por 109-100, vencendo a série de ‘play-out’ por 3-0 e carimbando assim a permanência no principal escalão de basquetebol em Portugal.

Entrada a todo o gás

Depois de 2 vitórias em Coimbra nos dois primeiros jogos da série com o Galitos, a Briosa deslocou-se ao Barreiro, e a pressão estava toda do lado da equipa da margem sul do Tejo, já que estavam obrigados a ganhar para não serem despromovidos. A Académica soube bem tirar partido do fator nervosismo, e entrou com o pé no acelerador vencendo o primeiro período por 31-19. A vantagem da Briosa apenas alargou no segundo período, que fechou com os estudantes a vencerem por uns expressivos 62-45 ao intervalo.

2ª parte de altos e baixos

De regresso dos balneários, a turma conimbricense apenas tinha de controlar a vantagem gorda que trazia, algo que teve dificuldades em fazer, em especial no primeiro jogo onde viu uma vantagem de 22 pontos ao intervalo quase desaparecer. No entanto a Académica soube controlar bem no terceiro período, chegando a liderar por 26 pontos (87-61) a um minuto do fim deste mesmo período. E foi a partir de aqui que a pressão de fechar uma série de ‘play-out’ começou a fazer-se notar. O Galitos pôs toda a carne no assador e colheu os frutos. Um parcial de 16-0 para a equipa da casa colocou o resultado a apenas 10 pontos de diferença ainda nos primeiros minutos do derradeiro período…

Saber sofrer!

A equipa do Barreiro continuou a pressionar e conseguiu ficar a apenas 5 pontos de distância a poucos minutos do fim. Apesar disso, os comandados de Ivo Rego conseguiram acordar a tempo e travar o adversário nas suas investidas finais. O jogo acabou por terminar com os números finais de 109-100. Brilharam principalmente na Académica os dois extremos americanos Robert McCoy, que registou um impressionante duplo duplo (29 pontos, dez ressaltos, uma assistência) e Joshua McNair (28/9/4). Depois de no ano passado carimbar o regresso à Liga Placard, este ano a Briosa a garantir assim a permanência no principal escalão de basquetebol em Portugal, naquela que foi uma muito boa época de regresso. Parabéns rapazes, força Briosa!

PARTILHAR: