[object Object]

Paulo Peixoto: “Não se deve banalizar o recurso aos processos disciplinares”

O regresso dos estudantes a Coimbra, a questão dos estudantes internacionais, a atuação dos SASUC durante a pandemia e os problemas na última época de exame em destaque no Observatório.

O Observatório de quinta-feira, dia 22 de abril, contou com a presença de Paulo Peixoto, professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e provedor do estudante.

“É bom ver a Praça (da República) cheia”

A retoma do ensino presencial viu mais uma vez o regresso a Coimbra de centenas de estudantes de todo o país. Neste aspeto, Paulo Peixoto é da opinião de que este regime híbrido causará problemas aos estudantes que habitam mais longe. No entanto, referiu também que a convivência interpessoal é de grande importância e que é suficiente para compensar as grandes deslocações a que alguns estudantes estão sujeitos.

“Tem havido problemas com Erasmus”

Em relação a festas ilegais organizadas por estudantes de Erasmus, Paulo Peixoto admitiu que há um conjunto de condições que levam a que os estudantes internacionais estejam mais dispostos a cometer atitudes de risco. Para o sociólogo, há uma maior predisposição para quem vem em programas de mobilidade de “aproveitar” a sua estadia em Coimbra.

“É essencial que voltemos às avaliações presenciais”

A época de exames do semestre passado foi outro tópico de destaque. O provedor do estudante admitiu que as avaliações realizadas de forma remota contribuíram para o aumento do plágio, mas também para o aumento da desconfiança por parte dos professores, ao ponto de “reduzirem o tempo de realização dos exames ao limite do impossível”. Referiu ainda que o aumento dos casos de processos disciplinares o “preocupam” e que está a haver uma banalização do uso deste recurso.

Pode ouvir o comentário na íntegra nesta página.

 

PARTILHAR: