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Cristina Albuquerque: “UC mostrou grande capacidade de adaptação aos desafios [COVID-19]”

A vice-reitora da Universidade de Coimbra (UC) com o pelouro dos assuntos académicos, Cristina Albuquerque, fala sobre o regresso às aulas presenciais, os desafios e sucessos da resposta ao confinamento, e sobre alguns projectos de inovação pedagógica.

O Observatório de sexta-feira, 16 de abril, contou com a presença da vice-reitora da Universidade de Coimbra (UC) com o pelouro dos assuntos académicos, Cristina Albuquerque.

Na próxima segunda-feira, a UC retoma as aulas em regime presencial. A vice-reitora com o pelouro dos assuntos académicos diz que há um plano preparado para o regresso, em que retomam as opções tomadas no 1º semestre, com algumas adaptações. As principais diferenças partilhadas prendem-se com: já não ser preciso validar os cartões de estudantes, já não ser preciso terem a temperatura medida à entrada das instalações (confiam na responsabilidade dos estudantes) e a testagem massiva de estudantes e docentes. Continua igual a utilização de torniquetes para controlo de entradas, a lotação reduzida das salas de aulas e a transmissão remota das aulas. Cristina Albuquerque destacou as ferramentas desenvolvidas pela UC para lidar com as aulas à distância: UC teacher, UC student e UC meetings. Mas, para a professora, o mais destaque deve ser dado à capacidade de adaptação demonstrada por todos.

Em comentário ao estudo realizado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), que indicava que durante o confinamento 74% estudantes pensaram em deixar os estudos e 20% pensou em suicídio, Cristina Albuquerque confessou que não conhecia o estudo de forma aprofundada. Um estudo que está a ser conduzido pela UC indica que o abandono escolar diminuiu em 2019/2020 (7% face a uma média de 9% nos anos anteriores).

A responsável pelo pelouro dos assuntos académicos falou ainda dos prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica. Há cinco projectos galardoados este ano, muito distintos entre si, que serão reconhecidos no dia 28 de abril, na conferência “ser professor, um compromisso”.

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