[object Object]

AAC assinala o dia 17 de Abril na Baixa de Coimbra

A Associação Académica de Coimbra preparou uma série de iniciativas para comemorar o 17 de Abril, data que marca o arranque de um conjunto de atividades sob o mote ‘Abril, Sempre!’

A Associação Académica de Coimbra assinalará as datas históricas que se aproximam sob o mote ‘Abril, Sempre!’ iniciando as comemorações já no sábado, 17 de Abril, dia em que se comemora 52 anos do célebre pedido de palavra de Alberto Martins que despontou a Crise Académica de 69. Nesse sentido RUC conversou com o presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Assunção, de forma a perceber que iniciativas vão ser realizadas para celebrar o 17 de Abril. O presidente da DG/AAC que destacou a importância da data para a história da AAC como para todo o país.

Para assinalar a data a DG preparou três atividades, sendo que o dia começa cedo. Nas ruas da baixa de Coimbra serão entregues flores à população, numa recriação da Operação Flor que simboliza o compromisso assumido em 69 pela população de Coimbra para com a causa estudantil . Este momento contará ainda com animação musical por parte da Estudantina Universitária de Coimbra e do grupo de fados e guitarradas da Secção de Fado da AAC. João Assunção destaca importância que a população da cidade teve durante a Crise Académica, explicando que com esta atividade procura-se também uma reaproximação da Academia à Cidade.

Da parte da tarde vai decorrer um colóquio, denominado “Diálogos de Abril” em que João Assunção estará à à conversa com Mário Campos, Rui Pato e Rui Namorado numa iniciativa moderada pela RUC. Com o colóquio João Assunção explica que se pretende mostrar “na primeira pessoa”as várias vertentes, política, cultural e desportiva, que teve a movimentação Estudantil do final da década de 60.

Da parte da noite será transmitido pelas redes sociais da Académica, o documentário “Futebol de Causas” que retrata a crise Académcia, com especial foco na ida da Académica a final da Taça de Portugal de Futebol, naquilo que é por muitos considerado o maior comício de sempre anti regime, como lembro o presidente da DG/AAC.

Para o resto do mês estão programadas outras iniciativas de forma a celebrar Abril, como mês da liberdade e que irão sendo divulgadas na página da Académica e também na RUC.

A entrevista com João Assunção pode ser escutada na íntegra, acima no serviço de Podcasts RUC ou no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra.

PARTILHAR: