[object Object]

João Assunção: “A juventude é a massa crítica mais poderosa duma sociedade”

A audiência em Belém concedida por Marcelo Rebelo de Sousa a todo movimento associativo estudantil nacional, os apoios do IPDJ e o regresso às aulas presenciais em análise no primeiro Observatório da semana.

O comentário do Observatório de segunda-feira, dia 12 de abril, esteve a cargo de João Assunção, presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra.

O passado domingo foi marcado pela audiência concedida por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém a todos os movimentos associativos estudantis nacionais. O presidente da DG/AAC em nome dos mais de vinte e quatro mil estudantes da Academia de Coimbra, teve oportunidade de usar da palavra e incentivar o presidente da República a valorizar a juventude e a garantir o acesso universal a um Ensino Superior público, gratuito e de qualidade.

Para a AAC é urgente que o Sr. Presidente da República coloque na sua própria agenda política a importância de lutar por um Ensino Superior “público, justo, de qualidade e gratuito”. João Assunção refere que especialmente no contexto de pandemia que atravessamos são necessárias medidas fundamentais para salvaguardar o acesso universal ao Ensino Superior. Não só dos estudantes que já estão neste momento a frequentá-lo mas os pré-universitários que virão.

Na opinião de João Assunção os jovens são um vetor fundamental para o desenvolvimento da sociedade

Outro ponto colocado em cima da mesa junto de Marcelo Rebelo de Sousa foi a valorização do papel do estudante e da juventude no geral, não só na Academia mas na sociedade portuguesa. Para isso é claro para João Assunção que é necessário revisitar o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), nomeadamente na questão da participação dos estudantes do Ensino Superior nos orgãos de governo das universidades. O presidente da DG/AAC acrescenta que é preciso que os estudantes tenham um papel de intervenção, organização e gestão, em vez de serem meros utilizadores das universidades.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que as universidades estavam mais fortalecidas quando os estudantes tinham um papel de intervenção

João Assunção garante que o Presidente da República se mostrou solidário quanto à questão do Ensino Superior universal gratuito. Mesmo no que toca à propina zero, Marcelo Rebelo de Sousa não se mostrou divergente demonstrando a sua solidariedade e a legitimidade desse ponto. Para o presidente da DG a propina tem sido uma luta da AAC nos últimos anos e espera que o próximo orçamento de estado possa ser uma vitória não só na descida da propina do primeiro ciclo de estudos, mas também na limitação legal da propina do segundo ciclo.

Outro tema abordado no programa foi os apoios do IPDJ. João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto esteve presente no passado sábado na inauguração da pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra. No final da cerimónia, em resposta a uma pergunta da RUC, afirmou que apesar da revisão da portaria, nem um euro seria retirado ao financiamento habitual atribuído à AAC. Quando questionado acerca destas declarações, João Assunção afirma que esta é uma questão complexa mas que a anterior fórmula da portaria também nunca foi cumprida. Se de facto não for retirado um cêntimo ao valor habitual, será o valor habitual já fora do cumprimento da fórmula anterior que ditava um financiamento em muito superior ao valor recebido pela AAC anualmente.

João Assunção acredita que há condições para a reabertura progressiva do Ensino Superior

Apesar de compreender o receio na reabertura do ensino presencial, o presidente da DG/AAC é da opinião que devemos confiar nas autoridades de saúde e está certo que os próprios estudantes de Coimbra vão saber comportar-se.

Pode ouvir o programa na integra no Spotify ou através do serviço de podcasts RUC. 

PARTILHAR: