Imagem principal

Paulo Coelho: “Não consigo perceber como é que nunca se criou uma ligação rápida entre os polos da UC”

No comentário discutiu-se as obras feitas pela Câmara Municipal de Coimbra no Rebolim e na Portela. Houve ainda tempo para discutir os problemas de transporte na cidade de Coimbra e para fazer um balanço do ano letivo que tem decorrido em formato online.

O Observatório de quinta-feira, dia 8 de abril, contou com o comentário de Paulo Coelho, professor no departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

“Seria muito mais interessante se toda a gente em conjunto sugerisse propostas”

Em relação às obras de intervenção no Rebolim, Paulo Coelho admitiu que, embora se tenha feito uma necessária limpeza das margens do rio, houve a eliminação de uma série de habitats autóctones e foi potenciado o risco de erosão nas proximidades do rio. É ainda da opinião de que a população da cidade deveria ter sido auscultada, tal como acontece em alguns países.

“Houve a opção de privilegiar a bicicleta e o peão em relação ao automóvel”

Os meios de transporte dentro da cidade também fizeram parte do comentário, com Paulo Coelho a concordar que as ciclovias instaladas recentemente são uma mais-valia do ponto de vista ecológico. No entanto, o docente admitiu existirem problemas nos transportes públicos da cidade, o que leva a uma maior adesão aos transportes a motor individuais. Um dos exemplos dados foi a ligação entre os vários polos universitários, muito demorada e pouco prática para estudantes que tenham de se deslocar entre estes.

Já no final do programa, e em relação ao decorrer do ano letivo até ao momento, Paulo Coelho sentiu que, apesar de ter sido um ano atípico, a universidade cumpriu o seu propósito, tendo a transmissão de conhecimentos sido feita com sucesso.

Pode ouvir o comentário completo no topo da página.

PARTILHAR: