[object Object]
02.04.2021POR Miriam Lopes

AAC anuncia Plano Para a Igualdade

A Associação Académica de Coimbra vai criar, nos próximos dois meses, um plano estratégico para a igualdade na Academia, na cidade de Coimbra e no país, dividido em três temáticas – igualdade racial, igualdade de género e igualdade socioeconómica.

João Assunção, presidente da Direcção Geral da AAC em entrevista à RUC, explicou em que consiste este Plano Para a Igualdade.

Um plano “ambicioso e desafiante” que pretende abranger 3 diferentes vetores no caminho para a igualdade. O presidente da DG/AAC revela-nos quais.

Esta iniciativa vai dividir-se em duas fases distintas: a primeira, de contextualização do problema de forma a identificar os principais questões estruturais na Academia, na cidade de Coimbra e na própria sociedade portuguesa que servem de impedimento à igualdade e que devem ser endereçadas; a segunda, o encontrar de soluções que permitam mitigar os problemas identificados.

Quando questionado sobre os problemas de igualdade na Academia, João Assunção afirma que a Academia é também um espelho da sociedade e que por isso não fica de fora a desta problemática.

Para o presidente da Direcção Geral, sendo a AAC uma instituição de renome nacional que sempre tem apostado numa forte intervenção política e cívica, está inteiramente capacitada para marcar a agenda social além das fronteiras da Academia e da cidade de Coimbra.

O caminho necessário para a concretização deste Plano Para a Igualdade, é um caminho que a AAC não quer fazer sozinha. Existe um conjunto de entidades já assinaladas com as quais vai reunir de forma a recolher opiniões e experiências para acelerar este plano.

Além da auscultação junto destas entidades, toda a comunidade vai poder participar nesta discussão. João Assunção explica-nos como.

Os temas deste Plano Para a Igualdade, são “muito desafiantes” mas a AAC acredita que só com esta conjugação – igualdade racial, igualdade de género e igualdade socioeconómica – conseguirá apontar o que quer ver mudado na sociedade portuguesa e atuar nesse sentido.

A entrevista pode ser escutada na íntegra, no serviço de Podcasts RUC ou no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra.

PARTILHAR: