[object Object]
27.03.2021POR Miriam Lopes

Centro de Informática da Associação Académica de Coimbra volta ao ativo

O Centro de Informática da AAC é uma secção cultural formada com o intuito de acompanhar a importância das novas tecnologias, tendo como objetivo fornecer apoio e dar formação neste âmbito. E agora está de volta.

Depois de um período de dormência, o centro de informática da Associação Académica de Coimbra volta ao ativo.
Paulo Ramos, presidente da direcção desta secção cultural, explica à RUC a importância deste quase renascimento, num mundo onde a tecnologia está cada vez mais a dominar a vida e as rotinas das pessoas.

Na opinião do presidente, esta é uma secção da AAC que tem como principal objetivo melhorar a vida quer de estudantes quer de qualquer cidadão comum que se junte às iniciativas e que por esse motivo deveria haver mais exposição e financiamento.

O CIAAC é constituido por 3 departamentos: Formação e Inovação, Gaming e Cultura 4.0. Paulo Ramos, explica em que consiste cada um deles.

Neste momento, esta secção funciona de forma totalmente autónoma. Paulo Ramos refere que não é a situação ideal mas acredita que “a melhor forma que uma organização tem de arranjar sustentabilidade é garantir que não depende de variáveis que podem ser voláteis”. É por isso que o CIAAC tem como base de financiamento a anuidade fixa de 10€ para os associados e os valores resultantes das inscrições nos eventos que promove. O presidente da direcção sublinha ainda que são estas pequenas migalhas que contribuem para o funcionamento da secção.

No que toca a condições, o lema do CIAAC é “ajudar ao máximo a incomodar o mínimo” e a única reivindicação que faz é que quer AAC quer a própria Universidade sejam responsáveis pelo caminho que deve ser feito em direcção ao século XXI.

O CIAAC vai continuar “a pensar o digital” e “a contribuir para a casa” e espera em breve ser reconhecida como uma secção que pode ser crucial no processo de digitalização da Associação Académica de Coimbra.

PARTILHAR: