[object Object]
13.03.2021POR António Monteiro

Assunção Ataíde: “O confinamento vai preconizar alguma modernidade no comércio local”

O plano de desconfinamento e o seu impacto no comércio da Baixa de Coimbra em destaque no programa Observatório

O programa Observatório de dia 12 contou com o comentário de Assunção Ataíde, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

“Vamos pagar durante muito tempo esta fatura”

Num comentário que teve incidência sobre o plano de desconfinamento,  Assunção Ataíde referiu que as lojas começam já a preparar a venda ao postigo, permitida a partir de segunda-feira dia 15. A presidente da APBC recordou ainda que é já a segunda vez que o comércio da Baixa fecha portas, sendo difícil para os comerciantes suportar os custos que isto implica.

“Façamos uma pequena Amazon do nosso centro da cidade”

Numa altura em que o comércio passa por grandes dificuldades, muitos foram os estabelecimentos que viram na venda online e nas empresas de entrega ao domicílio a sua salvação. Assunção Ataíde explicou de que forma iniciativas como a “Passa a Prenda” promovidas pela APBC têm contribuído para a modernização e digitalização de uma Baixa em que muitos dos seus comerciantes subsistiam da venda “olho-a-olho”.

“Os turistas são clientes que a Baixa precisa sofregamente”

Após um período de prosperidade da Baixa de Coimbra em 2019, a pandemia veio afastar os turistas do centro da cidade. Para Assunção Ataíde, o regresso dos turistas às ruas de Coimbra daria um novo alento ao comércio local.

“Há vontade de arranjar alojamento para estudantes no centro urbano da cidade”

A presidente da APBC referiu ainda que disponibilizar mais habitação na zona da Baixa de Coimbra, nomeadamente habitação estudantil, seria uma “grande estratégia” para revitalizar o movimento e, consequentemente, o comércio no centro da cidade.

Pode ouvir o comentário completo no podcast acima ou no Spotify da RUC.

PARTILHAR: