[object Object]

CGUC: Alcino Lavrador afirma que UC não estimula ligação com mundo empresarial

O membro externo do CGUC considera que a sua experiência pode fortalecer os laços entre a UC e empresas e deixa algumas críticas à imagem da Universidade de Coimbra.

Dia 8 de fevereiro ficou marcado pela tomada de posse dos membros externos do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CGUC), dez personalidades de reconhecido mérito externas à Universidade. Neste sentido, a RUC falou com Alcino Lavrador, um dos mais recentes membros externos cooptados para o Conselho Geral.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, pela Universidade de Coimbra, é atualmente o Diretor Geral da Altice Labs, desde 2007, empresa onde começou a trabalhar enquanto recém-licenciado, na época com a designação de Centro de Estudos de Telecomunicações.

Em relação ao grupo de dez membros externos cooptados para o CGUC, Alcino Lavrador considera que, devido às suas diferentes áreas de atuação profissional, “podem aportar valor” para a Universidade de Coimbra.

Já sobre a UC, o diretor da Altice Labs tece algumas críticas à imagem que a instituição transparece, intitulando-a de “clássica, tradicional e afastada da realidade das empresas e da inovação do país”.

Alcino Lavrador considera que a ligação que tem com instituições do ensino superior é uma mais-valia para o CGUC, e pretende mostrar à UC o benefício em manter uma estreita ligação com empresas, participando em projetos industriais, e contribuindo para a economia do país.

O diretor da Altice Labs pretende, durante o mandato do Conselho Geral, trazer a Universidade de Coimbra para o mundo empresarial, para que a instituição tenha uma “forte componente de mercado” e alterar a visão sobre o “ensino verticalizado”, praticado nas universidades.

Em nota final, Alcino Lavrador confessa estar honrado com o convite para membro do CGUC e afirma que pretende “tornar Coimbra a grande universidade de Portugal”.

O Conselho Geral é constituído por 35 membros, sendo que compete a este órgão da Universidade funções como a eleição do reitor, a aprovação dos planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor.

Pode ouvir a entrevista na íntegra no podcast acima, ou no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra.

PARTILHAR: