[object Object]
11.03.2021POR Ana Domingues

Pedro Marques Dias: “A saúde mental dos jovens está a ser posta em causa”

O vice-presidente da DG/AAC partilhou a preocupação que tem com os estudantes no atual período pandémico e falou sobre algumas atividades desenvolvidas recentemente pela AAC.

O Observatório de quarta-feira, 10 de março, contou com o comentário à atualidade do vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Pedro Marques Dias.

A distribuição de mais de 5000 cartas pelas caixas de correio da cidade de Coimbra, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, foi a mais recente atividade realizada pela AAC.  Como afirma Pedro Marques Dias, o dia 8 de março “mais do que um dia romântico, em que devemos demonstrar o carinho que temos pelas mulheres, é um dia eminentemente político”, referindo as diferenças estruturais na sociedade que beneficiam o género masculino.

Um dos focos da conversa foi o estudo realizado pela AAC, “O Impacto do Confinamento na Academia de Coimbra”, que revela algumas dificuldades dos estudantes. O dado mais preocupante, na opinião de Pedro Marques Dias, é que 1 em 5 estudantes teve ou tem pensamentos suicídas durante o confinamento. O vice-presidente da DG/AAC apela aos estudantes a procurarem apoio, referindo a secção da casa SOS Estudantes.

Foram ainda abordados temas como a atividade “Académica em Casa”, que aconteceu dia 6 de março e contou com a participação de 32 estruturas da casa, o apoio a estudantes com dificuldades financeiras, o financiamento da AAC, que sofrerá mais um corte com o possível adiamento da Queima das Fitas e ainda a acusação de “operação de charme” por parte da AAC ao Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

O programa pode ser escutado na íntegra, no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra, ou no serviço de Podcasts RUC.

PARTILHAR: