[object Object]

Tolentino Mendonça é o vencedor do Prémio UC

Foi no dia de hoje anunciado pelo reitor da Universidade de Coimbra (UC) a atribuição do Prémio UC, na edição de 2021, ao cardeal, ensaísta, poeta e teólogo, Tolentino Mendonça.

O Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, é o vencedor da edição anual deste prémio, que é atribuído anualmente desde 2004, a uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha destacado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência. A entrega do prémio, no valor de 25 mil euros, vai acontecer dia 1 de março, na sessão solene comemorativa do aniversário dos 731 anos da UC.

Amilcar Falcão explicou os fatores que levaram à escolha do premiado, Tolentino Mendonça, por parte do júri que o próprio reitor preside:

O reitor da Universidade de Coimbra anunciou ainda que o prémio, cujo valor é de 25 mil euros, vai manter a sua quantia, mas será este ano pela primeira vez atribuído de maneira diferente:

Fica ainda pela parte do júri que elegeu Tolentino Mendonça, um claro voto de confiança na maneira como este fará a atribuição da verba de 15 mil euros a atribuir a um projeto de investigação da sua escolha, num ano que o reitor considera de grandes dificuldades:

Relembramos que o Prémio Universidade de Coimbra, conta com o patrocínio do Santander Universidades e o apoio do Global Media Group. Apontamos também que o júri deste ano foi composto pelo Reitor da UC como presidente, e contando como vice-presidentes com Inês Oom de Sousa (administradora do Banco Santander) e Domingos de Andrade (administrador da Global Media). Nesta edição participaram como vogais Sofia de Menezes Frère, Inês Cardoso, Luís Neves, Pedro Costa Gonçalves, Matilde Lavouras e Jorge Castilho.

PARTILHAR: