[object Object]
17.11.2020POR Miriam Lopes

ELEIÇÕES AAC: DIOGO VALE E JOÃO ASSUNÇÃO EM DEBATE

Teve lugar hoje, terça-feira dia 17, o debate entre os candidatos à Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

Diogo Vale, candidato pela lista F, “Outro futuro para a Académica” e João Assunção da lista G, “Académica de Gerações” estiveram frente a frente para discutir as principais bandeiras dos seus projetos.

A falta de reivindicação e luta foi apontada por Diogo Vale com uma das falhas da atual Direção Geral. Já o candidato João Assunção, afirmou que existem outros formas de intervenção e garantiu persistência e concretização na resolução dos problemas da AAC.

Ambos os candidatos mostraram estar de acordo quanto à regulamentação dos espaços da Associação Académica de Coimbra, apontando este assunto como prioridade máxima após a eleição. Foram discutidos também assuntos como a propina, os SASUC, a revisão e/ou revogação do RJIES e a intervenção da DG/AAC nas politicas de Ensino Superior a nível nacional. As condições do edifício da AAC foram também debatidas. Ambos os candidatos afirmaram ter noção dos problemas estruturais. Neste ponto Diogo Vale apelou novamente à luta e reivindicação enquanto que João Assunção apontou a renovação da rede elétrica e a retirada de amianto das coberturas como problemas críticos que deverão ser resolvidas de imediato, apontando a reitoria como responsável como proprietária do edifício.

No apelo final ao voto, Diogo Vale relembrou a importância de todos os estudantes irem às urnas exercer o seu direito e garantiu que a lista F, será uma lista de mudança e de reforço da democracia da AAC. João Assunção, antes de apelar ao voto, relembrou três outros pontos essenciais do projeto da lista G – as politicas ambientais, a igualdade e intenção de aproximação ao Organismo Autónomo de Futebol.

A moderação ficou a cargo da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), por Miriam Lopes, em parceria com o Jornal Universitário de Coimbra “A Cabra”, representado por Bruno Oliveira. O debate teve lugar no auditório da Reitoria e foi transmitido na RUC, em 107.9 FM.

A eleição da Direção Geral e Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra teve o seu inicio, ontem, segunda-feira (16) com o voto antecipado. O voto geral terá lugar dia 19, quinta-feira, mas os locais de votação apenas deverão ser conhecidos esta terça-feira (17).

PARTILHAR: