[object Object]
17.03.2025POR Beatriz Sousa

39 anos a ‘Dar a Volta’ com c-mm

c-mm deram a volta aos 39 anos da Rádio Universidade de Coimbra com um concerto de corredor, onde se pode ouvir o novo projeto deste quarteto lisboeta.

O terceiro fim de semana ouviu-se no corredor da Rádio Universidade de Coimbra ao som da banda homóloga ao três, c-mm. Esta aventura pelo rock alternativo experimental hipnotizou o público a gritar ‘Podre!’ e a conhecer o palpitante projeto deste conjunto emergente.

Com Matilde na voz, Gui no baixo, João na bateria e Diogo na guitarra, c-mm apresentaram ‘Dar a Volta’, o projeto composto por 4 faixas, entre estas ‘Podre!’, publicado a 24 de janeiro de 2025. Entre os agradecimentos, os créditos para a mistura e masterização são entregues a Tomé Silva e a gravação, que remete a 24 de setembro de 2024, é entregue a André Isidro, da Duck Tape Melodies. Já a capa deste álbum que promete dar a volta ao noise rock lisboeta é obra de Carolina Rodrigues. 

Não recomendado a pessoas com o nome Miguel, dado que foram convidados a sair em tom de uma brincadeira arrojada. O concerto de dia 15 de março, não obstante o clima de chuva, hidratou a barriga dos amantes do rock irreverente e dos curiosos por este quarteto. 

Membros do coletivo lisboeta GRAVV., c-mm cantaram parcialmente a história de ‘Zé Gato’, single lançado a 27 de março de 2024, acompanhado por ‘Chão Molhado’. Matilde, auxiliada pelos riffs e batidas subversivas, canta o seu ódio a ‘Zé Gato’, personagem ‘fantasma’ que assombra o primeiro single desta banda. O público abanou a cabeça, não em tom de concordância, mas em tom de aprovação da ousadia da sonoridade do quarteto. A segunda faixa deste single embala os ouvintes para a lírica crua, honesta e deliberativa, que se expande até ‘Dar a Volta’. 

O concerto de corredor, que celebrou os 39 parabéns à Rádio Universidade de Coimbra, decorreu às 18 horas da tarde do terceiro sábado deste mês. O final da terceira década desta agitadora cultural celebrou-se a quatro, ao som de c-mm, que deram a volta ao disco do punk rock e do rock alternativo, comprovando que embora haja pessoas que se conhecem, todos devem conhecer c-mm. 

O circuito de celebrações do 39º Aniversário da RUC continua até ao final de março, com uma ‘Futebolada RUC’, no dia 22, e Telectu a fechar as comemorações, no Teatro Académico de Gil Vicente, dia 29 de março. 

 

Fotografia por Carolina Rodrigues.

 

PARTILHAR: