[object Object]
14.08.2022POR Gonçalo Pina

“Mergulha no Éter” – Rádio Universidade de Coimbra promove cursos de Informação, Locução e Realização e Técnica de Radiodifusão

Inscrições para cursos terminam a 16 de setembro (Informação e de Técnica de Radiofusão) e a 14 de outubro (Locução e Realização).

Com 36 anos de atividade (embora conte com uma história ainda mais longa), a Rádio Universidade de Coimbra é a mais antiga rádio universitária em Portugal. Assumindo-se como um agitador cultural da cidade de Coimbra e com caráter irreverente reconhecido em todo o país, a nossa rádio é lugar para errar e aprender em liberdade. Dado o papel social da RUC e atendendo à dinâmica académica em que está integrada, a constante renovação é uma necessidade e, por isso, é com o mote “Mergulha no Éter” que convidamos toda a comunidade a juntar-se a nós nos 107.9FM ou em ruc.pt.

Curso de Informação

O curso de informação é dirigido principalmente aos mais atentos à atualidade e a quem queira experienciar o mundo do jornalismo radiofónico. Com uma base teórico-prática inicial, baseada em vários módulos (voz, escrita adaptada ao contexto de rádio, entrevista e muito mais), ministrados por formadores com experiência na área, esta formação pretende preparar os futuros repórteres RUC a trabalhar em redação, na produção de conteúdo jornalístico diário, na condução de entrevistas e de programas informativos.

Curso de Locução e Realização

O curso de Locução e Realização tem como objetivo principal a formação integral de uma nova voz na Rádio Universidade de Coimbra, num regime de experimentação e liberdade criativa. Partindo de aulas teóricas (dicção e escrita radiofónica) a aulas práticas (digging e pistagem), a RUC oferece todas as ferramentas para que possas dar continuidade à mais antiga rádio escola.

Curso de Técnica de Radiodifusão

O curso de técnica de radiodifusão é para quem se interessa pelo universo do som e da sua propagação. Seja em FM ou online, é o departamento Técnico que assegura a qualidade da emissão que chega aos ouvintes. A partir de um estúdio, de um estádio ou de um festival, são 24 horas por dia que garantem que estamos sempre no ar. Da teoria do som aos equipamentos modernos da rádio, este é curso que prepara para o desafio.

Apesar do cariz académico da Rádio Universidade de Coimbra, todos os cursos são abertos a qualquer pessoa que se queira inscrever, independentemente da faixa etária ou de frequentar o ensino superior.

As inscrições podem ser feitas através de https://forms.gle/MDui941ZqyRb3n8X7 ou na secretaria da RUC, no 2º andar do Edifício-Sede da Associação Académica de Coimbra, todos os dias úteis, entre as 11h e as 18h (que também pode ser contactada através do número 239 851 080).

As pessoas podem increver-se nos cursos de Informação e de Técnica de Radiodifusão até 16 de setembro e no curso de Locução e Realização até 14 de outubro. A inscrição nos cursos RUC tem o custo de 5€ e só ficará validada após o pagamento desse valor na secretaria da rádio.

PARTILHAR: