[object Object]
24.06.2022POR Informação RUC

Tratadores de canis municipais de todo o país receberam formação em Coimbra

Esta terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de junho, realizou-se no convento São Francisco em Coimbra, o II Workshop para Tratadores de Animais e Colaboradores de Canis Municipais.

Um evento destinado aos funcionários tratadores dos diversos centros de recolha animal que existem no país, vulgarmente conhecidos por canis e gatis, organizado pelo Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos Veterinários e pelo Serviço Médico Veterinário e Segurança Alimentar da Câmara Municipal de Coimbra.

Francisco Queirós, vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro do Serviço Médico Veterinário, em declarações à RUC, destaca o contributo do evento para a atualização das competências dos funcionários que trabalham nos centros de recolha animal de todo o país.

Face ao grande número de inscritos, cerca de 450, o evento, que ia ter apenas um dia de duração, teve de se realizar em 2 dias para poder acomodar todos os participantes. O vereador Francisco Queirós, destacou alguns dos pontos fortes do programa do evento.

Segundo Francisco Queirós, a sobrelotação é o maior problema com que os canis e gatis se debatem atualmente. Afirma que continua a haver muito abandono de animais, uma realidade que tem de ser alterada pela via da sensibilização e educação da população para o não abandono e adoção consciente.

O vereador destaca o trabalho que a câmara tem feito no sentido de mudar mentalidades. Os Open Days do canil municipal de Coimbra inserem-se nesse trabalho, realizam-se no último domingo de cada mês e são uma oportunidade para as pessoas poderem visitar o canil e, se assim entenderem, adotarem um animal.

Nos Open Days do canil municipal, quem adotar um animal, não paga taxa de adoção.

O próximo Open Day realiza-se já neste domingo, dia 26 de junho, no Canil Municipal de Coimbra.

PARTILHAR: