[object Object]
17.05.2022POR Informação RUC

Candidatos à Assembleia de Revisão de Estatutos discutem aproximação aos estudantes

Candidatos debatem temas como a importância e a inclusão dos estatutos e apelam ao voto.

No dia 16 de maio decorreu o debate da Assembleia de Revisão de Estatutos que contou com os cabeças das listas candidatas: João Santana da lista A (Aproximar os Estatutos), Armando Remondes da lista C (Construir, Completar, Clarificar), Beatriz Bernardo da lista R (Rever, Defender, Aproximar) e César Sousa da lista E (Por Estudantes pelos Estatutos). A campanha eleitoral foi de 11 a 16 de maio de 2022, e o debate encerra o período pré-eleitoral.

De entre as várias propostas destacaram-se por unanimidade a proposta de um debate de revisão de estatutos aberto à comunidade estudantil, como a título de exemplo nos refere César Sousa da lista E:

Levar a discussão dos Estatutos à comunidade estudantil também é uma preocupação geral, Beatriz Bernardo da lista R refere porquê:

A  candidata acrescenta que a importância de ligar os interesses dos estudantes aos estatutos da AAC é a melhor forma de os aproximar da vida académica.

A acessibilidade é também uma preocupação referida pelos candidatos. A este propósito, César Sousa, da lista E, defende versões inclusivas dos estatutos:

No que se refere à simplificação dos estatutos, Armando Remondes, candidato da lista C não concorda com o encurtamento dos estatutos, que pode aumentar as ambiguidades do mesmo:

César Sousa referiu que os últimos acontecimentos ocorridos com o Presidente da Direção Geral da AAC implica uma reflexão sobre o modelo presidencialista de gestão da AAC:

Também as repercussões da pandemia se fizeram notar neste debate. João Santana, candidato da lista A, defende a discussão e inclusão de medidas estatutárias para situações omissas como a situação endémica:

O candidato adiciona defende que a inclusão de temas como a autodeterminação de género, o combate a discriminações e repudio do assédio

Por fim, os candidatos foram convidados a prever a participação neste ato eleitoral. Aqui as opiniões dividem-se. Beatriz Bernardo da Lista R, João Santana da lista A e César Sousa da lista E estão otimistas pelo contacto com os alunos na rua e pela diversidade de listas, contudo Armando Remondes da lista C não partilha deste otimismo, criticando a pouca divulgação deste processo eleitoral

As Eleições para a assembleia de Revisão Estatutária decorre na próxima quarta feira dia 18 para eleger membros da assembleia de revisão estatutária, podem votar nas faculdades, como também na sala de estudo da AAC.

PARTILHAR: