[object Object]
28.01.2022POR Isabel Simões

Coimbra presta Homenagem a Judite Mendes de Abreu

Judite Mendes de Abreu, conhecida pelo seu papel de opositora ao Estado Novo, e também por ter sido a única mulher presidente da Câmara e da Assembleia Municipal de Coimbra, foi de 1961 até 1994 sócia-gerente do Teatro Avenida, em Coimbra. O Município prestou-lhe homenagem.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra atribuiu na última quarta-feira, dia 26 de janeiro, o nome de Judite Mendes de Abreu à antiga sala de Despacho Privado dos Paços do Concelho.

Luís Marinho, o atual presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, lembrou a importância da mulher de Cultura na formação de gerações de estudantes que viviam na cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, contou aos órgãos de comunicação social a história na origem da homenagem do Município de Coimbra, num ano em que passam 105 anos do nascimento da homenageada.

Maria Judite Pinto Mendes de Abreu nasceu em fevereiro de 1916, na freguesia de São Julião, na Figueira da Foz. Em Coimbra ingressou no Liceu, que agora conhecemos como José Falcão, situado na altura junto das Escadas Monumentais. Aos 16 anos, entrou na Universidade de Coimbra onde se formou em Germânicas na Faculdade de Letras e em Direito na Faculdade de Direito. Pedro Mendes de Abreu, filho da homenageada, falou da personalidade da mãe e da vida difícil que enfrentou.

Entre as muitas atividades de combate como opositora ao Estado Novo, Judite Mendes de Abreu foi militante do MUD, o Movimento de Unidade Democrática, tendo apoiado a candidatura do General Norton de Matos às eleições de 1949. Em 1983, foi agraciada com a Ordem da Liberdade pelo Presidente da República, o general Ramalho Eanes e em 2002 a Câmara Municipal de Coimbra entregou-lhe a “Medalha de Ouro da Cidade”.

Fotografia: CMC

PARTILHAR: