[object Object]
21.01.2022POR Informação RUC

Jorge Gouveia Monteiro: ” Não esperava esta visão para a baixa “

No espaço de Observatório de dia 20 de Janeiro, contamos com a presença de Jorge Gouveia Monteiro. A atualidade na cidade, a questão comercial na Baixa e as Eleições Legislativas foram os temas de conversa.

É muito importante que a cidade tenha iniciativas próprias”

Questionado relativamente às comemorações dos 50 anos do 25 de abril, cujas festividades para celebrar a data dos 50 anos em 2024 começam este ano e prolongam-se até 2026, onde o Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e historiador Álvaro Garrido foi nomeado Comissário Científico da primeira iniciativa do programa, Jorge Gouveia Monteiro referiu que acha muito importante que este tipo de iniciativas passe por Coimbra. Para além disso, afirmou ainda que é imprescindível que haja uma grande descentralização de iniciativas pelos agentes culturais, académicos, políticos e sociais de Coimbra.

Não se ignora que haja problemas de segurança, mas é preciso gente nova na baixa”

Jorge Gouveia Monteiro, afirma que é imponente fazer com que a baixa volte a ser um centro multifuncional, e que assim sendo, é impensável a deslocalização das instituições comerciais da baixa. Diz ainda que é preciso sobretudo levar novas pessoas para a baixa, pois, naturalmente se a baixa tiver movimento, a questão da pouca segurança, vai se sentir muito menos.

Prevejo que o nosso parlamento tenha 10 forças políticas”

Abordado sobre a possibilidade dos pequenos partidos elegerem, respondeu que acha difícil. Disse ainda que prevê que o parlamento tenha 10 forças políticas, 5 à esquerda, 4 à direita, e o PAN à parte destes partidos. Desta forma, considera que é um parlamento bastante plural. Ainda relativamente aos debates das legislativas, onde se tem falado bastante do SNS, Jorge Gouveia Monteiro destacou um setor do Partido Socialista ( PS) , que propende mais para que não se perca um bem que considera precioso, o Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Pode ouvir o comentário na íntegra no link acima (Podcasts RUC) ou no Spotify.

PARTILHAR: