[object Object]
04.01.2022POR Informação RUC

APEF quer Portugal “a seco” no mês de janeiro

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) promove durante o mês de janeiro uma ação nacional de consciencialização para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool em Portugal.

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) promove a iniciativa  “31 Dias Sem Álcool” que surge no âmbito do desafio “Janeiro Sem Álcool”, com o objetivo de alertar a população para os danos relacionados com o álcool. A ideia teve início no Reino Unido e nos Estados Unidos da América, nos anos 40. A Radio Universidade de Coimbra esteve à conversa com José Presa, presidente da APEF que explicou como surgiu a iniciativa.

Dados do relatório do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, de 2019, consideram que Portugal encontra-se mal posicionado no consumo de álcool. Em média, cada português com mais de 15 anos consume 12 litros de álcool puro anualmente. O estudo demonstra também que o consumo de álcool é mais elevado por parte dos homens, com 19,4 litros de puro álcool ‘per capita’ por ano, do que das mulheres, que consomem 5,6 litros, em média.

Segundo o presidente da APEF, qualquer tipo de consumo de álcool é prejudicial, não só para o fígado, mas para toda a saúde do ser humano.

José Presa alerta ainda para o facto de que existe uma quantidade significativa de álcool consumido em Portugal que não entra para as estatísticas. Segundo o especialista, o álcool contabilizado para as estatísticas não inclui o álcool consumido e produzido em casas de agricultores, pois só é contabilizado o álcool tributado.

Para o médico, um dos principais fatores que coloca Portugal numa posição tão elevada no consumo médio de álcool por habitante é a facilidade da compra de bebidas alcoólicas. Uma das principais causas da facilidade de compra de bebidas alcoólicas passa pelo seu baixo preço.

Para José Presa, a única forma de combater o elevado consumo de álcool passa pelo que se fez com o tabaco nos últimos anos em Portugal: aumentar gradualmente e significativamente o imposto sobre bebidas alcoólicas.O elevado consumo de álcool coloca o país em 10.º lugar entre os 52 países da OCDE que mais bebidas alcoólicas consome. 

Pode ouvir a entrevista na integra, em formato ‘podcast’, acima.

PARTILHAR: