Imagem principal
07.08.2021POR Isabel Simões

Feira dos 7 e dos 23 vai ter obras de requalificação

A intervenção tem um prazo de execução de 120 dias e um investimento de 330 mil euros. O contrato de consignação com a empresa que vai realizar os trabalhos de reorganização da feira foi assinado hoje.

A entrada principal da feira, foi sala de acolhimento, da assinatura do contrato entre a Câmara Municipal de Coimbra(CMC) e a empresa que ganhou o concurso. Por entre a curiosidade de alguns feirantes e o cheiro a frango assado, nunca um contrato, por maior que tenha sido o valor, foi celebrado num espaço frequentado por tanta gente, que se lembre a repórter RUC.

No final, O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, contou para os órgãos de comunicação social o que vai ser feito.

A necessidade de organizar o espaço onde se realiza a maior feira do concelho de Coimbra vem de longe, lembrou o autarca. Antes do projeto foi necessário dialogar e obter o acordo de entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente, uma vez que o local da feira, em Bencanta, está integrado nas reservas Agrícola e Ecológica nacionais. Foi também necessário transferir o terreno para o domínio municipal.

A gestão do espaço, concluída que seja a obra, vai ser entregue, por acordo, à União de Freguesias de São Martinho e Ribeira de Frades, comprometeu-se Manuel Machado.

Com a obra a ser realizada em leito de cheia, o projeto tem um caráter “especial” e não pode ser impermeabilizado “mais do que o aceitável”, explicou o autarca de Coimbra. Razões que levaram os serviços camarários a terem de se articular com as várias entidades do Estado para avançarem com o projeto de requalificação. O número de feirantes não vai diminuir, antes pelo contrário, assegura o presidente da CMC.

Ao longo dos quatro meses de realização dos trabalhos a feira vai continuar. Manuel Machado garante que só terá uma interrupção de dois dias.

A feira dos 7 e dos 23 comercializa em especial produtos agrícolas, muitos deles produzidos na região, mas também roupas, mobiliário e ferramentas. Quando as datas coincidem com um feriado ou domingo realiza-se no dia anterior. Agora espera-se que venha a ter “melhoria dos pavimentos, plantação de árvores, ordenação dos espaços, controlo dos acessos e definição de uma nova zona de restauração e de estacionamento”, para além de sanitários.

PARTILHAR: